Brasil tem 15 mortes por Metanol; no Estado são 30 casos notificados

Brasil tem 15 mortes por Metanol; no Estado são 30 casos notificados

Foto: Biodiesel Brasil (Divulgação)

O número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas atualizado pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (24), indica, ao todo, 58 casos confirmados e 50 em investigação. Já foram descartadas 635 notificações.


O registro de mortes chegou a 15, sendo nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco.  Mais nove óbitos seguem em investigação: quatro em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um em Mato Grosso do Sul e um em São Paulo. Foram descartadas 32 notificações de óbitos que estavam sob investigação.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No Rio Grande do Sul 

De acordo com o painel criado pela Secretaria de Saúde estadual, o Estado tem 30 casos notificados até a última sexta-feira (24). Entre eles, um confirmado em 7 de outubro. 


O painel continua mostrando Santa Maria como a única cidade da região com um caso suspeito da doença. Esse registro teria sido em 4 de outubro. No entanto, na época, a prefeitura do município negou a existência. Entenda mais aqui.


Sintomas 

A definição de caso suspeito de intoxicação por metanol considera pacientes com histórico de ingestão de bebidas alcoólicas que apresentem, entre seis e 72 horas após o consumo, persistência ou piora de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

  • Sintomas compatíveis com embriaguez acompanhados de desconforto gástrico ou quadro de gastrite;
  • Manifestações visuais, como visão turva, borrada, escotomas (pontos cegos) ou redução da acuidade visual.
  • Esses sintomas podem evoluir para rebaixamento de consciência (perda da capacidade de interagir com o ambiente, variando de sonolência a entorpecimento), convulsões, coma, e alterações visuais persistentes, como cegueira, escotoma central (perda de visão que afeta o centro do campo visual) e atrofia óptica (dano ao nervo óptico).

O serviço de saúde deve realizar contato imediato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) pelo telefone 0800 721 3000 para verificar se o caso se enquadra como suspeito.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde inicia capacitação nacional para a oferta de novo implante contraceptivo no SUS Anterior

Ministério da Saúde inicia capacitação nacional para a oferta de novo implante contraceptivo no SUS

Especialista fala sobre a abrangência do atendimento básico em saúde de Santa Maria Próximo

Especialista fala sobre a abrangência do atendimento básico em saúde de Santa Maria

Saúde